PINTURA
O Impressionismo teve seu início quando o quadro "O Almoço sobre a Relva" (imagem a baixo) foi pintado por Edouard Manet, causando escandalo. A obra foi considerada uma apronta por ter justaposição do nu e das figuras vestidas ao ar livre. Mas, para muitos era considerada revolucionária. Manet mudou a artística, estabelecendo a doutrina do "arte pela arte", em que a arte tem suas próprias leis, não sendo parecida com a realidade. Causou controversas entre liberais(que apoiavam) e os conservadores(que não apoiavam).
A tela pintada estava sendo feita para ser olhada, e não para se "olhar através dela". Claude Monet foi o verdadeiro líder apresentando o mundo como um jogo de superficialidades, com forte luminosidades sob a decomposição cromática, tirando a importância do objeto. Recusou o termo impressionismo, mas já estava dado, pelo fato de ele ter pintado um quadro chamado "Impressão: O Nascer do Sol".
Principais Autores:
Auguste Renoir - O Moinho de la Galette e Edgar Degas - A Banheira.
Principais Autores:
Auguste Renoir - O Moinho de la Galette e Edgar Degas - A Banheira.
Pré-Rafaelistas era uma sociedade de pintores, cultuadores do estilo medieval, queriam lutar contra a arte frívola do seu século. A época da "arte feita pelo podo e para o povo". Destacamos Walter Crane e Willian Morris.
ESCULTURA
Chegou bem perto da pintura, embora muitos dissessem que o Impressionismo não revitalizou a escultura. Auguste Rodin fez o projeto "As Portas do Inferno", com as obras O Pensador e O Beijo. O Monumento a Balzac, feito em gesso, foi a obra mais ousada.
ARQUITETURA
No fim do século XIX, a arquitetura começou a se distanciar da pintura e da escultura.
MUSICA
Na música, Claude Debussy criou o recurso das "manchas sonoras".
Nenhum comentário:
Postar um comentário